quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Soneto 1

É gentil, é prendada a minha Altéia;
As graças, a modéstia de seu rosto
Inspiram no meu peito maior gosto
Que ver o próprio trigo quando ondeia.
Mas, vendo o lindo gesto de Dircéia
A nova sujeição me vejo exposto;
Ah! que é mais engraçado, mais composto
Que a pura esfera, de mil astros cheia!
Prender as duas com grilhões estritos
É uma ação, ó deuses, inconstante,
Indigna de sinceros, nobres peitos.
Cupido, se tens dó de um triste amante,
Ou forma de Lorino dois sujeitos,
Ou forma desses dois um só semblante.

Interpretação: Esse soneto mostra que Tomás não sente mas a mesma coisa por Marília, pelo que eu entendi ele nem fala sobre Marília, esse soneto é um pedido para o Cupido, e para os Deuses, no que se refere ao amor. Consegui perceber que Tomás sente duvidas entre duas moças, isso marca uma nova e última etapa do seu livro.

Característica do arcadismo: Dentre as características do Arcadismo, ressalta-se no soneto o uso da Mitologia Greco- Romana.

Contexto histórico: Pesquisei, e não achei nada que pudesse colocar aqui, mas pelo que deu para perceber, quando ele escreveu essa parte de seu livro, Marília não era mas tão importante, agora ele tinha outras duvidas e outros amores.


Glossário: Ondeia-Tremular./ Grilhões- Laço, prisão./ Estrito- Restrito, rigoroso, exato, preciso.

Samuel Dias Andrade/Número:29/1ºF

4 comentários:

  1. Concordo em partes com o meu colega. Não consigo ver a dúvida de Tomás entre dois amores. O que eu percebo no poema é que ele não fala em tom de injúria, mas pede, calmamente, para que o Cupido, afete da próxima vez, não apenas o seu coração, mas o da amada também.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de colocar: Wanessa Azevedo - 36 - 1F

    ResponderExcluir
  3. Wanessa, agora que você falou isso, vi o tremendo erro que cometi, não pesquisei e achei que Altéia fosse uma outra moça, mas na verdade Altéia é uma planta da família das Malváceas.
    Acho que devo corrigir a interpretação e acrescentar um nome nos significados.

    Interpretação: Esse soneto mostra que Tomás não sente mas a mesma coisa por Marília, pelo que eu entendi ele nem fala sobre Marília, esse soneto é um pedido para o Cupido, e para os Deuses, no que se refere ao amor, que dá próxima vez o sentimento seja reciproco.
    Tomás se ver amando novamente.

    Glossário: Ondeia-Tremular./ Grilhões- Laço, prisão./ Estrito- Restrito, rigoroso, exato, preciso./ Altéia- planta da família das Malváceas.

    Número 29/1ºF

    ResponderExcluir
  4. Nesse soneto consegui notar que o eu lírico tem um grande desejo de ser correspondido no que se diz respeito ao amor.
    Diego Santos,09,1ºF.

    ResponderExcluir